6 tipos de modelo de negócio que todo empreendedor precisa conhecer

Você sabe o que é um modelo de negócio e por que ele é tão importante para o sucesso? Pois essa tática tem se mostrado essencial para um bom planejamento e conhecimento do seu cenário empresarial.

Alexander Osterwalder foi quem iniciou esse conceito. Ele determinou que todo negócio poderia ser organizado em uma página, por meio do Canvas Modelo de Negócio. São nove divisões básicas que ajudarão o empreendedor na hora de desenhar a sua ideia. O modelo é este:

Cada ponto tem uma relevância estratégica para a construção de uma empresa. Assim como para entender quais são as suas fraquezas, oportunidades e forças no mercado. Montar uma empresa não consiste só no desenvolvimento da ideia. Há todo um processo necessário para se consolidar no mercado.

Assim, o processo se torna um pouco mais demorado pois cada detalhe é analisado. Portanto, aqui entra a diferença entre modelo de negócio e plano de negócio. Enquanto o modelo oferece uma visão mais geral das suas perspectivas de negócio, o plano oferece dados mais reais e concretos. Os dois são de extrema importância para a abertura do seu negócio. Uma vez que um complementa o outro.
Porém, os modelos de negócio não têm um padrão. Ele irá variar de acordo com a necessidade de cada empresa e o seu tipo específico de atuação. Separamos alguns dos principais modelos, confira:

Franquia

Como a franquia não precisa se preocupar com a criação de um conceito de marca, o foco desse modelo está na relação franqueador e franqueado. Nesse caso, o franqueador já tem um roteiro prévio de ações para o franqueado, com aquilo que trará mais sucesso para a sua franquia.

O franqueado, então, reutiliza do modelo de negócio. Sendo assim, um modelo de negócio muito rentável. O sucesso pode ser percebido mais rápido por ser um modelo que já foi testado e aprovado pelo seu franqueador.

Startups

O modelo de negócio de uma startup pode ser considerado como um ponto fora da curva. Como todo o conceito de construção da empresa, ele é uma forma de oferecer uma solução para o mercado de maneira inovadora. São utilizados métodos para atender nichos específicos, reutilizando ideias de mercando ou acrescentando ainda mais novidades.

Tal modelo é uma forma de quebrar os padrões do mercado tradicional. Por isso, o modelo de startup é um grande nome para o cenário do empreendedorismo.

SAAS

Em um mundo onde a tecnologia se atualiza cada vez mais, o mercado de softwares pede por uma demanda de modelo específico. O modelo SAAS está relacionado ao Software as a Service, ou seja, o software como um serviço e não apenas como uma plataforma de acesso.

Nesse modelo, empresas são responsáveis por toda a curadoria de um software. Desde a sua distribuição até sua atualização e manutenção.

O2O

O modelo online-to-offline é uma forma de conectar clientes do mundo virtual com o mundo físico. Tal negócio foca em levar o cliente para a compra de produtos disponíveis em lojas físicas.

Na rede, o cliente poderá fazer comparações de preços, escolher produtos e até realizar trocas. Mas, para ter esse modelo é preciso entender bem as necessidades de cada cliente. Então, aqui entra o uso de um estudo B2C (Business to Consumer) pois o negócio tem como objetivo final atingir o seu comprador final.

Assinatura

Outro tipo de negócio cada vez mais frequente é o de assinatura. Neste, uma empresa oferece um serviço por um período continuo, de acordo com a necessidade do cliente. Tal serviço de assinatura é muito benéfico tanto para o negócio quanto para o consumidor.

Há uma relação de fidelidade que possibilita uma maior previsibilidade do negócio. Porém, também é necessário um estudo de mercado para avaliar as necessidades do cliente no seu serviço e qual é o seu cenário de concorrência. Principalmente na hora de definir o preço, a plataforma a ser utilizada e o público alvo.

Adware

Esse é o modelo de negócio encontrado nas principais redes sociais. O objetivo é oferecer um serviço gratuito para o consumidor. Mas, como funciona a rentabilidade desses negócios? Por meio da publicidade. Redes sociais estão tomadas por publicidade e é assim que essas plataformas ganham dinheiro.

 

Porém, essa excessiva necessidade de propaganda pode desestimular o público e afetar a sua experiência geral. É um ponto que deve se ter atenção.

Para ver alguns exemplos de modelo de negócio Adware, veja o nosso post.

Esses são apenas alguns modelos de negócios em alta no mercado. Se você conseguiu identificar a sua empresa em um destes, isso é um bom sinal. É uma forma de avaliar que você está no caminho certo de desenvolvimento da sua ideia.

Agora, se você já tem um modelo de negócio e pretende ir além, talvez seja a hora de investir na elaboração do seu plano de negócio. E, para isso, a iFinance pode te ajudar. Dentre os nossos serviços, oferecemos a estruturação do seu plano de negócios. Avaliando todas as necessidades da sua empresa, juntamente com uma pesquisa de mercado. Além de um plano financeiro a longo prazo, com definição de metas, limite de gastos e projeções.

Para saber mais como podemos ajudá-lo, entre em contato no email (Leonardo.ruiz@ifinance.com.br) ou no telefone (11) 93223-1659.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024