O Papel Estratégico do Empreendedor na Gestão Financeira

Quem empreende deve saber que ter uma boa gestão financeira é fundamental para sua empresa e é necessário mantê-la saudável para conseguir atingir seus objetivos e os resultados esperados.

Principalmente em empresas de médio ou pequeno porte é comum que o empreendedor acumule as funções de diretor executivo e financeiro. E realmente há vários arranjos possíveis para desempenhar simultaneamente estes papeis: realizar todas as tarefas sozinho, contar com um serviço financeiro, um contador terceirizado ou utilizar um software de gestão, entre outras possibilidades combinadas.

Vamos falar um pouco de cada uma delas e qual o papel do empreendedor em relação à Gestão Financeira. Confira!

 

Equipe Financeira

Mesmo que você conte com funcionários da área financeira, as decisões de aplicação e de captação de recursos devem passar pelo empreendedor. É importante ter algum conhecimento sobre a área financeira para que possa delegar responsabilidades, como aquelas em que possui menos expertise. As tarefas mais simples, como pagamentos de contas, emissões de notas e cobranças, podem ser delegadas para que você possa otimizar o seu tempo e focar em tarefas mais estratégicas.

 

Contador terceirizado

Já falamos aqui em outras oportunidades que a contabilidade e a gestão financeira são áreas complementares e que devem caminhar juntas.

Entre as funções do contador estão o registro das contas, o pagamento dos impostos, o planejamento tributário e uma revisão contínua com o objetivo de minimizar os tributos e os riscos. O empreendedor, por sua vez, deve garantir que a empresa consiga honrar com seus compromissos, mas, caso haja falha em uma destas áreas, a sustentabilidade financeira pode ser comprometida.

 

Software de Gestão

O software de gestão deve ser utilizado para facilitar a análise, o planejamento e o controle das contas da sua empresa considerando que ele só processa os dados, por isso, é importante contar com a visão do proprietário para a tomada de decisão. Seja feita por meio digitais ou analógicos, a gestão financeira deve ser controlada pelo empreendedor.

 

Empreendedor que centraliza todas as tarefas 

O cenário mais comum é o dos empreendedores eu fazem tudo sozinhos e centralizam uma série de tarefas. Uma maneira de tornar esta gestão financeira mais prática é automatizar os processos, fazendo seu mapeamento, migrando para o ambiente eletrônico, integrando os serviços com a contabilidade e contando com auxílio profissional para facilitar a tomada de decisão e melhorar os resultados.

 

Quer contratar uma empresa que faça isso por você? Conte com a iFinance para poder se dedicar de forma estratégica à gestão financeira e à tomada de decisão do seu negócio.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024