Abrir uma empresa já não é uma tarefa fácil, envolve bastante burocracia, mas, garantir a sobrevivência do negócio pode ser ainda mais difícil! Por isso, um dos principais cuidados que se deve ter é com as finanças do seu empreendimento. A saúde financeira é relacionada a diversos fatores e variáveis que devem ser avaliados. Caso contrário, a sua franquia poderá estar em risco.
Os indicadores de saúde financeira foram desenvolvidos para apontar o real desempenho, rentabilidade, lucratividade e o potencial da empresa. Eles podem ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas e pautadas em dados reais, assim como auxiliar no planejamento de medidas preventivas e de melhores práticas que devem ser adotadas para melhorar cada vez mais os resultados.
Principais indicadores financeiros
Confira quais são os principais indicadores para analisar a saúde financeira de sua franquia:
• Cobertura de Juros: Demonstra a capacidade da franquia de adquirir capital para a cobertura dos juros contratuais, sem mexer no caixa. É importante para evitar dívidas por causa da inadimplência de clientes ou de contas atrasadas.
• Margem Operacional: Demonstra qual é a margem de lucratividade da empresa, possibilitando mensurar a rentabilidade nas transações financeiras em um período de tempo, bem como comparar o desempenho em períodos diferentes. A avaliação leva em conta: nível de vendas, capital investido e ativos da empresa.
• Custos Fixos: Demonstra os custos que não variam, independente de alteração no faturamento, como pagamento dos funcionários e aluguel. Deve-se atentar especialmente àqueles que podem variar conforme o consumo, como água e luz.
• Liquidez Corrente: Trata-se de uma relação entre entrada e saída de valores. Propicia fazer previsões de recebimentos em relação às contas a pagar e antever possíveis furos no orçamento a ponto de preveni-los.
• Nível de Satisfação do Cliente: Monitora o nível de satisfação do cliente ao comprar um produto ou contratar um serviço. Ajuda a projetar o futuro da sua franquia e é um dos indicadores mais relevantes, pois baseia-se nas experiências de vendas realizada. Pode ser medido com base nas informações do SAC, nas mensagens deixadas pelos clientes nas redes sociais e com pesquisas de satisfação.
• Ticket Médio: Demonstra o valor médio das compras efetuadas pelo cliente. Basta dividir o valor total do faturamento de um período pela quantidade de vendas efetuadas nesse mesmo período. Permite diversas análises, como o desempenho de cada vendedor, por exemplo.
• Giro de Caixa: Demonstra a quantidade de vezes que o caixa gira a cada ano. Serve para mostrar o tempo que os custos da franquia levam para serem convertidos em vendas ou em caixa.
• Ferramenta de Gestão Financeira: Uma ferramenta garante uma gestão financeira eficiente, pois armazena e gerencia as notas fiscais eletrônicas, controla de forma completa o setor financeiro, entre outros benefícios.