Nômade digital: a profissão do futuro

Nômade digital: a profissão do futuro

Trabalhar de qualquer lugar, em qualquer hora e sem perder a qualidade? Esse é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo? Pois essa é a tendência que o mercado tem apresentado. O termo nômade digital vem ganhando força como uma nova forma de trabalho benéfica tanto para a empresa como para o funcionário.

Os tempos mudaram e as formas de se fazer negócio também. A internet proporcionou um aumento da liberdade corporativa, por conta da facilidade de acesso. É possível se conectar em qualquer lugar para resolver as pendências de um trabalho.
Tal flexibilidade pode ser vista tanto como benéfica como perigosa pelas empresas, entenda o porquê:

Benéfica

  • Flexibilidade de horários
  • Maior produtividade e conforto para o funcionário
  • Redução de custos com transporte e alimentação, já que o funcionário não tem a necessidade de se deslocar para a empresa
  • Redução de custos, também, no espaço físico – não há necessidade de manter um espaço grande, todo o negócio será feito na rede
  • Facilidade de contato com o cliente

Perigos:

  • Falta de comprometimento do funcionário
  • Dificuldade na troca de ideias por conta da falta de um ambiente físico e experiências de outros profissionais
  • Excesso de trabalho – muitos nômades digitais acabam trabalhando mais do que o esperado por conta da flexibilidade
  • Perda de um sentimento de equipe

Não há como negar que tanto os pontos positivos como os negativos são pautáveis. Eles variam de empresa para empresa, negócio para negócio. É preciso que cada equipe entenda a necessidade de viabilizar o trabalho do nômade digital como uma forma de facilitar processos em grande escala, a fim de melhorar o conforto do seu funcionário.

Mesmo que seja uma tendência, é muito difícil um negócio se manter sendo 100% digital. Faz-se necessário organizar reuniões para uma troca de ideias, feedbacks e comentários a fim de melhorar o trabalho e alcançar o tão desejado sucesso.

É preciso atentar-se ao comportamento de mercado para que sua empresa esteja sempre atualizada e crescendo. Mas, em momento algum, ela deve ser prejudicada pela falta de comprometimento do seu funcionário. Ao adotar um modelo de negócio online, você deve manter uma equipe confiável que irá realizar o processo de acordo como foi pedido e dentro da data limite.

Mesmo que a redução de custos seja um ponto chamativo, você precisa entender quais serão os verdadeiros bônus e ônus desse tipo de serviço na sua empresa. Não seja prejudicado pelo avanço da tecnologia. 😉

Se você quiser entender como aumentar a produtividade do seu backoffice, confira esse post aqui. Pode ser uma forma de se inspirar a adotar algumas práticas na sua empresa antes de mudar o seu modelo de negócio para o formato digital.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024