Você sabe o que é Responsabilidade Social Empresarial? Esse novo conceito está relacionado as ações de uma empresa que tem um valor ético e responsável com o ambiente. Tanto no ambiente interno como no externo.
Alguns exemplos de ação de responsabilidade social:
- Trabalho voluntário
- Sustentabilidade no trabalho (saiba mais nesse post)
- Redução de desigualdades
- Respeito a diversidade
E isso tem benefícios para o ambiente, mas também para a imagem da empresa. Com a adoção de práticas sociais, o público tende a mudar a visão sobre determinado negócio e passa a ter mais consideração com a causa.
Conheça algumas empresas que já adotaram ações sociais e inspire-se:
Embelezze
Uma das principais marcas de produtos de beleza no Brasil, a Embelezze não realiza testes em animais. Além disso, ela promove ações sociais para a comunidade. No Rio de Janeiro, na casa dos Artistas, há um atendimento gratuito para moradores do retiro. E em São Paulo, na Fundação Cafu, eles possuem um projeto para combater a desigualdade social em locais carentes. O principal incentivo no centro paulistano é promover o acesso à educação e a cultura. Já o lado carioca foca na elevação da autoestima dos moradores da comunidade. Dois exemplos de ações com objetivos diferentes, mas que visam a melhoria do cenário do país.
Sebrae
O Sebrae possui um modelo mais característico de ação social. Ele desenvolve a Maratona de Negócios Sociais. São 3 dias de maratona, no qual os empreendedores de negócios sociais se reúnem para tirar as ideias do papel. Os negócios sociais são aqueles que tem fins lucrativos, mas que são voltados para causar um impacto social ou ambiental diferenciado. São cinco módulos de maratona: Capacitações, Consultoria, Mentoria, Espaços de Trabalho e Banca de Avaliação. Na última fase, os empreendedores passam por uma banca avaliadora que irá definir quais são as principais necessidades para o negócio funcionar. O modelo do Sebrae de ação social vai de encontro com o seu conceito de negócio. Sendo assim, uma forma de mostrar que todo negócio pode adaptar tais ações para que elas se encaixem ainda mais com a empresa.
Natura
Em 2010, foi fundado o Instituto Natura. O objetivo principal do projeto é melhorar a qualidade de educação no Brasil. Há iniciativas com foco de desenvolver pessoas. Por isso, seu público alvo varia entre professores, escolas, gestores públicos.
Santander
O banco aposta em um conceito de voluntariado corporativo. O objetivo final é contribuir na melhoria da educação de crianças e jovens brasileiros. Desde 2017, o Santander aposta em ações que vão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Tais objetivos foram criados para melhorar a situação de países mais necessitados. As ações são específicas para cada área, porém sempre focando no desenvolvimento daquilo que é mais necessário.
Walmart
O setor de varejo também é um grande influente para a promoção de ações sociais. Foi criado o Instituto Walmart, que é uma plataforma que busca aproximar a companhia das comunidades próximas. O programa se chama Viver Melhor Comunidade e os funcionários atuam como voluntários. Uma das ações mais conhecidas na rede é o Dia da Comunidade.
Eletrobras
A Eletrobras realiza ações sociais com foco no seu ramo. Há os Centros Comunitários de Produção que são unidades voltadas para o uso eficiente de energia elétrica. Principalmente no setor da agropecuária, o que beneficia as comunidades rurais. Outro programa é a Coleta Seletiva Solidária que consiste na doação de resíduos recicláveis para cooperativas ou associações de catadores.
Investir em ações sociais é um benefício tanto para a sociedade como para a rotina interna de uma empresa. Se você quer saber mais sobre esse ramo, não deixe de conferir o nosso post de sustentabilidade clicando aqui.