Atualmente, os consumidores têm diversas formas de pesquisar, analisar e escolher um produto ou serviço e decidir de quem irá consumir. E são muitas as possibilidades! Inegavelmente, o preço aplicado é um dos fatores mais importantes neste processo de decisão da compra.

Definir o preço de um produto ou de um serviço é uma atividade essencial e que impacta diretamente no crescimento de um negócio. Por mais fácil que possa parecer, essa tarefa não é simples! Por isso, para você saber se está no caminho certo, explicamos 2 formas para precificar seu produto ou serviço. Confira!

Como calcular o preço de um produto ou serviço?

Para definir o seu preço, é necessário separar o processo em 4 etapas, que são as seguintes:

1 – Margem de Contribuição

A margem de contribuição é a mais recomendada técnica para formação de preço. Ela determina o quanto “sobra”, dentro do custo de venda, após serem descontados custos e despesas variáveis e permite que a empresa estabeleça o quanto deseja ganhar a cada item vendido.

Uma margem de contribuição muito baixa indica que muito provavelmente você pode não conseguir pagar todas as contas da empresa ou até correr o risco de pagar para vender, ao final do mês.

Basicamente, o cálculo é o seguinte:

Margem de contribuição = Valor de venda – Custos e Despesas variáveis

Para calcular a porcentagem, a fórmula é dada por:

Margem de contribuição = (Valor de vendas – Custos e Despesas variáveis) / Valor de venda

Imagine, por exemplo, que as despesas fixas e variáveis de um produto correspondem a R$ 70,00, entre custos de produção, impostos e de infraestrutura. Caso deseje uma margem de contribuição de R$ 30,00 a cada venda, o número final será dado por:

30 = Valor de venda – 70

Valor de venda = R$ 100,00

Utilizada corretamente, a margem de contribuição ajuda o empreendimento a conquistar melhores resultados, pois é bastante flexível. Se você quer se tornar mais competitivo, pode diminuir essa margem e focar em volume. E, se há a possibilidade de lucrar mais, é possível elevar essa margem.

2 – Markup

Este método se baseia nos custos envolvidos em cada produto. O objetivo principal é encontrar um preço que cubra essas despesas e ainda ofereça o lucro desejado. Mas, neste caso, o multiplicador usado em cima dos custos não se trata da real margem de lucro da venda, é apenas uma estimativa que é considerada como sendo a mais adequada para o negócio.

Para encontrar esse índice multiplicador a respeito do custo base, basta seguir a fórmula adiante:

Markup = 100 / [100 – (DV + DF + LP)]

Em que:

Vale dizer que estes percentuais serão atribuídos por cada unidade de produto ou serviço e vão auxiliar a compor o seu preço final.

Imagine, por exemplo, que dentro de um produto as despesas variáveis correspondem a 15%, enquanto as despesas fixas ficam em torno de 20%, e o lucro pretendido é de 25%. Nesse caso, a fórmula é dada por:

Markup = 100 / [100 – (15 + 20 + 25)]

Markup = 100 / [100 – 60]

Markup = 100 / 40

Markup = 2,5

Segundo este método, se o seu produto tem um custo unitário de R$ 70,00, então, o preço formado deverá ser de R$ 175,00.

Por mais que o Markup seja uma saída rápida na precificação, é necessário tomar alguns cuidados, afinal, o cálculo do multiplicador não garante que todos os custos da operação vão ser pagos, visto que é apenas uma estimativa.

Você está vendendo pelo preço certo?

Desde que a iFinance iniciou suas atividades, verificou certa dificuldade na maioria das PMEs em entender qual o custo pleno do que vendem e a construção de preço dos seus serviços e produtos. Por isso, tenha em mente que o modelo ideal deve ser o que traz melhor retorno para a operação e mantém a competitividade.

O ponto de equilíbrio operacional mostra a margem de contribuição em relação entre quanto seu produto efetivamente custou (somando impostos, descontos e comissões) e por quanto você vendeu. Cada unidade de mercadoria vendida ou hora de serviço prestada contribui para formação da margem, então, esta soma deve ser suficiente para pagar as demais despesas de sua operação.

Por fim, se você quiser descobrir se os preços que você está praticando oferecem a margem adequada para atingir os objetivos de sua empresa e está sem tempo para fazer essa análise, saiba que você pode contar com a iFinance. Será um prazer ajudar o seu negócio a ter melhores resultados!