A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento contábil que deve ser elaborado de maneira obrigatória por todas as empresas anualmente, exceto no caso de microempreendedores individuais (MEI). No entanto, mesmo quando não há obrigatoriedade, ela pode trazer alguns benefícios.
O motivo é que ela contém um resumo financeiro dos resultados operacionais da empresa. Então, a análise da DRE pode ajudar os gestores na tomada de decisão e, para isso, também pode ser feita em diferentes frequências e abrangendo períodos diversos.
Neste conteúdo, você vai aprender como a DRE contábil deve ser elaborada e como analisá-la para auxiliar nas estratégias de negócio. Acompanhe!
Como a DRE deve ser feita?
Antes de implementar a análise da DRE como estratégia de negócio, é preciso entender como ela deve ser elaborada. O artigo 187 da Lei 6.404/1976, que trata das Sociedades por Ações, estabelece regras sobre o demonstrativo que devem ser observadas por todos os tipos de empresas. Assim, ela deve apresentar:
- a receita bruta das vendas e serviços;
- as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;
- a receita líquida das vendas e serviços;
- os custos das mercadorias e serviços vendidos;
- o lucro bruto;
- as despesas com vendas, despesas financeiras deduzidas das receitas, despesas gerais, administrativas e operacionais;
- o lucro ou prejuízo operacional, além de outras receitas e despesas;
- o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para o tributo;
- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, se não forem caracterizados como despesa;
- o lucro ou prejuízo líquido do exercício.
Como analisar a DRE na contabilidade?
A DRE não deve ser utilizada apenas para cumprir as obrigações da empresa. Ela consegue trazer informações importantes sobre o negócio, então a sua análise pode ajudar a entender a situação da companhia e auxiliar na tomada de decisão. Para isso, é possível fazer a avaliação de duas maneiras: vertical e horizontal. Aprenda a diferença entre elas e como colocá-las em prática:
Análise vertical
A análise vertical ajuda identificar a influência de cada movimentação financeira na receita bruta da empresa. Assim, ela visa identificar o percentual de cada custo ou despesa nos resultados, demonstrando os itens que têm maior impacto.
A partir disso, é possível fazer diagnósticos financeiros detalhados e identificar pontos que devem ser trabalhados.
Por exemplo, um alto percentual de custos de determinada categoria pode demonstrar a necessidade de otimizar os gastos ou procurar outros fornecedores. A ideia é, também, entender as causas de cada movimentação e, se for o caso, pensar em soluções que ajudem a melhorar o desempenho empresarial.
Análise horizontal
Essa análise tem o objetivo de comparar períodos, visando identificar se a empresa apresenta uma evolução ou não. Basicamente, ela permite identificar a proporção em relação ao aumento ou queda da receita nos prazos estipulados, com a comparação de receitas, despesas e resultados.
A análise pode ser feita comparando períodos idênticos em diferentes anos, como uma sazonalidade, ou os meses ao longo do ano.
Por exemplo, você pode verificar o mês anterior para avaliar os resultados em relação ao atual a fim de entender como está o desempenho. Assim, ela é uma ferramenta importante para o planejamento estratégico e para auxiliar nas projeções do negócio, que devem ser consideradas na tomada de decisão.
Qual a frequência ideal para a avaliação?
A obrigatoriedade para entrega do documento é anual, porém, é possível fazer a análise da DRE com frequências maiores para usufruir de seus benefícios e utilizar os dados na tomada de decisão. Nesse caso, não há uma regra específica: ela pode ser mensal, bimestral, trimestral, semestral etc. Tudo dependerá dos objetivos da empresa.
Para ajudar a acompanhar os resultados, vale a pena fazer projeções do DRE e, depois, conferir se ele foi realizado, identificando as divergências para entender quais foram as causas e que medidas podem ser adotadas para solucionar o problema. Assim, é possível trabalhar estratégias para obter melhores resultados no negócio.
Portanto, organize-se para manter todos os registros necessários para elaborar e avaliar a DRE sempre que precisar. Para tanto, vale contar com uma solução de contabilidade digital, como a iFinance, que ajudará a manter todos os registros necessários para o controle contábil da sua empresa.
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