Ponto de equilíbrio contábil: na imagem, lâmpada e moedas em balança

Ponto de equilíbrio contábil: o que é como calcular essa métrica?

A contabilidade de uma empresa envolve diferentes práticas, porém, um fator comum entre elas é a relação com custos e o suporte à gestão do negócio. Nesse cenário, é possível identificar algumas ferramentas que podem auxiliar no dia a dia, como o ponto de equilíbrio contábil.

Você já conhece essa métrica? Ela é bastante importante como suporte ao planejamento financeiro e, até mesmo, análise de resultados da organização. No entanto, para conseguir utilizá-lo é necessário entender o seu conceito e a forma de cálculo.

Diante disso, preparamos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais sobre o ponto de equilíbrio contábil!

O que é o ponto de equilíbrio contábil?

O ponto de equilíbrio contábil representa o valor necessário em vendas para que a empresa consiga cobrir todas as despesas do negócio, incluindo custos fixos e variáveis, além de uma margem de lucro prevista. Além disso, é importante diferenciar essa métrica de outras semelhantes, como o ponto de equilíbrio financeiro e o econômico. Entenda como eles funcionam: 

  • ponto de equilíbrio financeiro: nesse caso, ele não utiliza as depreciações e outras despesas que a empresa não precisaria desembolsar em seu cálculo;
  • ponto de equilíbrio econômico: aqui, ele inclui o custo de oportunidade, que considera a margem de ganho que seria possível obter ao fazer outros investimentos. 

Por que essa métrica é importante?

Certamente, apenas o fato de identificar o valor necessário para que a empresa cubra todas as despesas e, a partir de então, tenha lucros, já evidencia a sua importância. Contudo, esse não é o único fator que torna essa métrica relevante. Por meio dela, é possível aplicar variáveis e fazer projeções para entender de que maneira é possível otimizar os resultados.

Dessa maneira, você pode identificar formas de aumentar a competitividade do negócio, aumentar a margem de lucro ou, até mesmo, modos de reduzir as despesas. Afinal, a análise do ponto de equilíbrio ajuda a identificar valores inadequados e que precisam ser reavaliados.

Por exemplo, se o valor necessário em vendas precisar ser muito elevado para alcançar o equilíbrio, sua franquia pode procurar maneiras de economizar nos processos ou rever procedimentos. Em outros casos, o aumento da margem de contribuição pode ser o caminho ideal, mas alteraria o preço de venda.

Logo, também seria necessário entender a viabilidade da alteração no mercado. De todas as formas, essas questões ajudam a entender o papel que ela exerce no acompanhamento dos negócios e na tomada de decisão.

Como calcular o ponto de equilíbrio?

Depois de aprender o conceito de ponto de equilíbrio, provavelmente você conseguiu identificar alguns itens que compõem o cálculo. Porém, vale reforçar essa questão para que não ocorram erros na aplicação da fórmula. Para descobrir essa métrica, é preciso considerar 3 fatores: 

  • custos fixos: incluem aquelas que se mantém, como aluguel, impostos, salários, serviços, entre outros;
  • despesas variáveis: são aquelas que variam conforme volume ou demanda do negócio, como matéria-prima, incidentes de produção, comissões, entre outros;
  • margem de contribuição: ela é identificada subtraindo os custos e despesas variáveis da receita da empresa. É o ganho bruto que o negócio obtém com a venda. 

A ideia é que a margem de contribuição seja suficiente para auxiliar no pagamento de todos os custos fixos, como um capital de giro, mas que no médio e longo prazo consiga se consolidar como lucros. 

Fórmula aplicada

Para colocar todos os conhecimentos em prática, existe uma fórmula para definir essa métrica. Veja só:

Ponto de equilíbrio contábil = Valor dos custos fixos ÷ Valor percentual da margem de contribuição.

Portanto, imagine que considerando todos os custos, a sua empresa gaste R$ 8 mil. Já a margem de contribuição é de 25%, logo, o ponto de equilíbrio é de R$ 32.000. 

Também é possível que a margem de contribuição seja estipulada em um valor fixo, dependendo do tipo de negócio: nesse caso, o resultado refletirá o número de unidades que devem ser vendidas, não um valor. 

Dessa maneira, o ponto de equilíbrio contábil consegue auxiliar na gestão, oferecendo dados importantes sobre o faturamento necessário e auxiliando nas projeções. Assim, é possível identificar problemas e desenvolver soluções para otimizar os resultados da companhia. 

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