A Relação entre Gestão Financeira e Governança Corporativa

Sabemos que uma boa gestão dos recursos financeiros impacta diretamente e positivamente os rumos que a organização vai tomar. No entanto, a Gestão Financeira vai além do fluxo de caixa. Envolve um conjunto de ações que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros. Para isso, ela deve estar pautada em princípios, valores e pontos vitais à organização. A seguir, explicaremos a relação entre a Gestão Financeira e a Governança Corporativa. 

Governança Corporativa

Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), a Governança Corporativa pode ser definida como “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Governança Corporativa preza por princípios e valores básicos como transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa:

  • Transparência: Apresentar e divulgar aos interessados quaisquer informações, não somente aquelas exigidas por regulamentos e leis. Podem abranger, por exemplo, o desempenho econômico da empresa e outros fatores relacionados à preservação dos valores da organização.
  • Equidade: Tratamento justo e imparcial a todos os envolvidos, incluindo os sócios, e consideração pelos direitos, deveres, necessidades, expectativas e interesses de cada um.
  • Prestação de Contas (Accountability): Prestação de contas do desempenho de forma clara, objetiva e compreensível. Os agentes de governança devem agir com responsabilidade e diligência em seus atos e assumi-los integralmente.
  • Responsabilidade Corporativa: Promover a viabilidade econômico-financeira da organização, diminuindo as externalidades prejudiciais às suas operações, visando sempre a longevidade da organização.

Gestão Financeira

Nesse contexto, a Gestão Financeira possui um papel fundamental. Por abranger as finanças da organização com um todo, deve também atuar pautada pela transparência e pela prestação de contas contínua. 

 

Conclusão

O papel que a Gestão Financeira deve desempenhar é a de promover e impulsionar os valores e princípios da Governança Corporativa dentro da organização.

Considerando que o Gestor Financeiro troca informações e dialoga com todos os outros departamentos, ele obtém dados importantes para o crescimento da organização, tendo em mãos as ferramentas necessárias e conseguindo abrir caminho para a implementação dos valores da Governança Corporativa. 

Com isso, a Gestão Financeira traz transparência e flexibilidade para o cenário mais rígido e funciona como ferramenta para que a gestão dos recursos financeiros maximize os resultados e influencie positivamente os rumos da organização. 

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024