Como organizar minha pequena empresa para um período de recessão

O fechamento dos comércios que não são considerados essenciais e a restrição à circulação de pessoas a fim de promover maior taxa de isolamento social foram medidas tomadas para evitar a disseminação da COVID-19, mas trazem consigo um quadro de recessão econômica. Nesse momento de instabilidade e de incertezas, as micro e pequenas empresas são as que sofrem mais.

Os reflexos vão da alta do dólar à queda no consumo. A oscilação no câmbio do dólar afeta diretamente as empresas que importam e exportam produtos.

Os diversos setores da economia são atingidos de forma diferente nesses casos de crise e, assim como a entrada na recessão, a saída também varia de acordo com cada segmento. Por isso, é necessário fazer um prognóstico do seu negócio.

Um dos sintomas da recessão é a diminuição de crédito e, por isso, é importante rever a política de preços e processos de fabricação como alternativa, a fim de diminuir a saída de recursos do seu caixa.

O fluxo de caixa é um dos recursos fundamentais para a estabilidade financeira do seu negócio e também uma importante ferramenta de organização que permite controlar os gastos. A gestão dos processos financeiros é um mecanismo-chave para prevenir perdas e facilitar processos em tempos de recessão econômica.

Diante do atual cenário, é necessário adotar algumas mudanças, mas com o pensamento de que esta crise vai passar e, quando isso acontecer, o seu negócio tem que estar preparado para acelerar de 0 a 100! Por isso, é importante manter a organização.

Conte com a iFinance para ajudar a fazer uma gestão estratégica da sua empresa nesse momento: estamos realizando CONSULTORIAS ONLINE GRATUITAS para empreendedores!

Fale conosco e agende a sua consultoria gratuita!

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024