Gestão de inovação para empresas
Quais são os fatores do processo de inovação?
Primeiro, a dinâmica de criatividade. Nessa fase geramos uma ideia incremental ou disruptiva sobre um processo de produção já existente. Depois, no processo de viabilidade, essa ideia é analisada de acordo com os aspectos técnicos, econômicos, legal, operacional e de mercado. Já no processo de demanda, a ideia se materializa em produto.
Como fazer essa gestão de inovação?
- Entender as necessidades e oportunidades
- Análise aprofundada do problema
- Troca de impressões sobre os resultados das pesquisas
- Criação de ideias
- Filtragem das ideias
- Seleção dos melhores projetos
- Desenvolvimento das ideias
Por que investir em uma gestão de inovação?
A mudança no comportamento diário na sua empresa pode alterar todo o seu negócio. Ao apostar em uma gestão de inovação, você aposta em ideias e, principalmente, nas pessoas. Criando, assim, um sentimento de participação maior e dando mais propósito para a realização daquele trabalho.
É criado um ambiente de cooperação benéfico tanto para o seu negócio como para os seus funcionários. Não há regras de quem pode inovar, basta só apresentar uma estratégia para o seu pensamento.
Adotar tal política facilita a convivência e, consequentemente, os resultados.
Investir em práticas como essa pode ser uma boa jogada para você e seu negócio. Se você gostou dessa ideia e quer ir ainda além, não deixe de conferir o nosso post sobre sustentabilidade no ambiente de trabalho. Veja aqui o post completo.