Modelos de negócio Adware

Provavelmente você já conhece esse modelo de negócio, mas ainda não o reconheceu. Tudo porque o modelo Adware está na nossa rotina mais do que gostaríamos. Ele se trata de um modelo de negócios muito presente nas redes sociais. E já que 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, nós o encontramos diariamente.

O que é um modelo Adware?

Ele é um tipo de negócio que oferece um serviço gratuito para os seus usuários. Mas, em troca, é necessário que tal usuário receba uma exposição de publicidade.

Porém, a quantidade excessiva de propagandas não foi bem recebida pelo público. Mas, com o avanço das redes sociais, uma oportunidade de melhoria surgiu. Grandes empresas viram o modelo como uma forma de monetizar os seus serviços gratuitos. E, assim, gerar rentabilidade sem muito esforço.

O modelo Adware no Canvas

Entenda como esse modelo é estruturado:

Quais empresas adotam o modelo Adware?

Google Search

O queridinho campo de pesquisa gratuito disponibiliza a exposição de anúncios para o seu usuário. Mas, claro, cada anúncio vai de acordo com o que foi pesquisado. Alterando, assim, a própria experiência do consumidor na hora de entender o que ele realmente precisa.

 

Facebook

Quem nunca se irritou com as excessivas propagandas do Facebook? Pois elas são estrategicamente pensadas para te induzir a compra, sabia? Eles analisam o seu histórico de busca para gerar aquilo que faz mais sentido no seu feed. Mesmo que seja excessivo, não deixa de ser uma forma inteligente de se fazer marketing.

 

Twitter

Um queridinho do público jovem é o Twitter. Mas, mesmo com essa característica mais despojada, ele não foge do modelo Adware. É uma forma de atrair o público no seu cotidiano, onde ele menos espera.

 

Já matou a sua curiosidade sobre o modelo Adware? Não deixe de conferir outros modelos de negócio no nosso post, clicando aqui.

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024