PME – Como Garantir Segurança Jurídica para Todos na Relação Clínica Odontológica e Dentistas

Dentistas podem exercer suas atividades fazendo a opção entre abrir uma clínica odontológica e atuar como pessoa jurídica, constituindo uma empresa formalmente, ou trabalhar como dentista autônomo, emitindo recibos indicando seu CPF e acertando as contas com o Imposto de Renda.

Independentemente da categoria em que atua, é evidente a necessidade que o profissional de Odontologia tem de conhecer a legislação e as normas éticas que direcionam sua profissão, para que possa se precaver contra situações indesejáveis na esfera jurídica.

Então, vamos falar um pouco mais sobre as principais leis e cuidados que as clínicas odontológicas e os dentistas devem ter para garantir sua segurança jurídica. Acompanhe!

Fazer o gerenciamento de uma clínica ou consultório envolve vários aspectos. Assim, o profissional da saúde para garantir o bom funcionamento do local, precisa ter conhecimento sobre métodos e técnicas de gestão.

Afinal, diversas áreas são importantes nesse processo, como o setor financeiro, administrativo, além do atendimento ao cliente. Quando isso não ocorre de maneira eficiente, problemas e falhas podem surgir, criando uma reputação negativa para o público.

 

Legislação Odontológica

A Odontologia é amparada por duas leis específicas, a Lei 4.324, de 14 de abril de 1964 e a Lei 5.081, de 24 de agosto de 1966.

  • A lei 4324 institui o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia, e dá outras providências, como estipular que “As clínicas dentárias ou odontológicas, também denominadas odontoclínicas, as policlínicas e outras quaisquer entidades, estabelecidas ou organizadas, como firmas individuais ou sociedades, para a prestação de serviços odontológicos, estão obrigadas à inscrição nos Conselhos Regionais de Odontologia em cuja jurisdição estejam estabelecidas ou exerçam suas atividades.”
  • A lei 5081 regula o exercício da Odontologia no território nacional ao cirurgião dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

 

O que você precisa saber sobre abrir uma Clínica Odontológica

Os dentistas que pretendem abrir uma Clínica Odontológica devem estar atentos à legislação vigente, em relação à segurança dos serviços prestados e a reduzir possíveis riscos e danos à saúde dos pacientes e dos profissionais.

Desde o espaço físico até os procedimentos de atendimento do consultório odontológico são fiscalizados pela Vigilância Sanitária, em conformidade com a lei RDC/Anvisa nº 50.

 

Para receber o alvará de funcionamento da sua clínica odontológica é necessário:

  • Projeto de infraestrutura analisado pela Vigilância Sanitária local, estadual ou municipal, antes mesmo do início das obras;
  • Vistoria e aprovação pela Vigilância Sanitária das instalações sanitárias dentro do consultório, assim como de outros ambientes, como cozinha e banheiros;
  • Aprovação da climatização do local para saber se a instalação dos dutos de passagem de ar foi feita de acordo com as normas de segurança exigidas;
  • Liberação da LIMPURB para coleta dos resíduos e também cuidados com a higiene e saúde dos profissionais, pacientes e coletores;
  • Utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara, avental, óculos, touca e luvas;
  • Carteira de vacinação em dia (as mais recomendadas aos profissionais de saúde são: vacina contra tétano, difteria e hepatite B).

 

Qual a legislação para as relações de trabalho na Odontologia

A legislação referente às relações de trabalho na Odontologia está disposta no Capítulo V do Código de Ética Odontológica. Ele regula os direitos e deveres do cirurgião dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

Ainda discorre sobre os direitos e deveres do profissional, bem como sua relação com o paciente, com a equipe, os honorários profissionais, o sigilo profissional, da publicidade e propaganda na área, entre outros.

 

Cuidados que todo dentista deve ter com a legislação 

Hoje em dia, o paciente que frequenta uma clínica odontológica conhece os seus direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor. Por isso também, é fundamental conhecer as especificações da Legislação Odontológica.

Por outro lado, o profissional também possui uma legislação que o ampara, atribuindo direitos e deveres aos profissionais, numa tentativa de normalizar a conduta profissional.

É muito importante que todo dentista siga a legislação na Odontologia a fim de evitar problemas futuros e garantir sua segurança jurídica.

É fundamental que todo dentista esteja a par de seus direitos e deveres no exercício de suas funções. Desde a sua formação, até o momento de montar uma clínica e também no atendimento aos seus pacientes, é necessário seguir diversas normas para um atendimento de qualidade. O descumprimento de qualquer ponto pode resultar desde advertência do Conselho Federal de Odontologia, até processos na justiça e cassação do exercício profissional.

Antes da escolha entre ser um dentista autônomo ou abrir uma clínica odontológica como pessoa jurídica, procure uma assessoria especializada em seu ramo de atuação!

Posts
Relacionados

iFinance, todos os direitos reservados 2024