A Gestão Financeira da uma empresa é uma das principais atividades do gestor, afinal, é por meio dela que é possível acompanhar, controlar e planejar todos os processos que envolvem a economia do negócio. Mas muitos varejistas não sabem ainda como tornar a Gestão Financeira um processo ativo e eficiente dentro da sua empresa.
Confira, a seguir, quais são os pontos de atenção na gestão financeira de pequenas empresas de varejo e comece a aplicar as melhores práticas no seu negócio!
Como fazer a Gestão Financeira
Realizar a Gestão Financeira utilizando planilhas e tabelas pode parecer o jeito mais prático, mas este tipo de controle manual é lento, inseguro e não é muito eficiente, já que possibilita a ocorrência de erros e que estes se transformem em prejuízo no faturamento da sua loja.
Investir em soluções automatizadas e profissionais otimizam a Gestão Financeira da sua empresa, sendo possível:
• Centralizar informações
A gestão automatizada ajuda a centralizar as informações do negócio para facilitar as tomadas de decisão, bem como a definição de metas e seu planejamento futuro. Além disso, facilita visualizar e entender a realidade da loja, possibilitando encontrar “furos” e identificando perdas, a fim de criar ações estratégicas.
• Estabelecer rotinas integradas
Fazer os departamentos caminharem juntos e os processos permanecerem alinhados parece ser uma tarefa complexa. O setor financeiro é peça-chave para que isso aconteça, estabelecendo rotinas integradas que possibilitarão eliminar erros operacionais que prejudicam diretamente a sua lucratividade.
Uma boa gestão integra os processos, permitindo o compartilhamento de dados e informações em tempo real, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.
• Acompanhar os resultados
Um ponto importante é acompanhar o desempenho, saber dos impactos dos investimentos, das ações e das vendas, a fim de alinhar as metas com os resultados obtidos e criar estratégias para manter a saúde financeira da sua loja estável.
Boas práticas de Gestão Financeira para o varejo
Por meio de uma Gestão Financeira eficiente, é possível reduzir custos desnecessários e aumentar a lucratividade das vendas, melhorando os resultados da sua loja. A rotina do varejista é acelerada e cheia de desafios, e a gestão não pode representar um complicador no seu cotidiano. Ao contrário disso, a gestão deve funcionar como facilitadora dos processos e, para isso, é necessário atentar aos seguintes pontos:
1. Invista em estruturação de dados
2. Crie um planejamento para seus investimentos e gastos
3. Foque a gestão financeira nas datas comemorativas
4. Otimize seu estoque
5. Defina e monitore indicadores de performance
6. Priorize o orçamento de departamentos-chave
7. Separe bem o que é capital de giro, reserva e ganho pessoal
8. Invista muito no controle do fluxo de caixa
9. Invista em tecnologia na gestão financeira para varejo
Se você acompanhou até aqui, já percebeu que informação e estruturação são palavras-chave no sucesso da sua gestão financeira, principalmente, para o varejo. Mas como conseguir esse tipo de controle com eficiência e agilidade?
A resposta está sempre na tecnologia e no profissionalismo. Aliando os dois, você terá uma solução que forneça um sistema empresarial focado na sua loja, além das ferramentas necessárias para projetar o crescimento das vendas e lucros no futuro. Com uma visão completa de negócio e boas ideias, você tem tudo para transformar dados virtuais em sucesso real no seu setor!
A iFinance oferece Planejamento Financeiro, Sistema de Gestão Financeira conectado com PDV, Controle total sobre as conciliações bancárias e uma completa Gestão financeira, contábil, fiscal e de RH focados em atender pequenas e médias empresas e franquias dedicadas ao Varejo em geral.
Além disso, neste período de crise causado pela COVID-19, a iFinance abriu a agenda para ajudar a sua empresa e está oferecendo uma CONSULTORIA GRATUITA!